sábado, 17 de agosto de 2013

§ TRAB COM TEXTOS - O CRISTIANISMO




O padre mexicano José Cárdenas Pallares é formado em Filosofia, Teologia e Ciências Bíbli­cãs. Dedicou sua vida às comunidades carentes mexicanas. Foi até mesmo capelão de um pre­sídio. Além disso, é professor de "Antigo Testamento". No texto a seguir, ele analisa passagens do Evangelho de Marcos sob um ponto de vista político e social essencialmente ligados à men­sagem espiritual de Cristo.

       "Jesus critica toda observância [respeito] da lei ( ... ) que não leve à completa dedica­ção, que não se comprometa com os pobres (Marcos 7,1-13; 10,21 ss). ( ... ) Por outro lado, Jesus não apenas abraça a causa dos marginalizados, como ele próprio se margi­naliza ( ... ). O tipo de vida que se cria ao redor de Jesus não admite excluídos. Os que não têm lugar na sociedade descobrem que no projeto de Deus, feito visível em Jesus, há lugar para eles. ( ... )

       As palavras e os atos de Jesus rompem a velha ordem de relações entre os homens (...). O que Jesus vive, anuncia e exige não pode conciliar-se com essa velha ordem (...). Por suas palavras, por sua esperança e por sua vida, Jesus é subversivo; não apenas questiona, mas mina a ordem social, o mundo religioso e mental no qual necessaria­mente a maioria dos homens, de fato, é considerada desprezível. (...)

       Para já, é preciso que se devolva a Deus a vinha, isto é, o povo saqueado (Marcos 12,1-12); o Templo, ou seja, uma religião profanada pelo mercantilismo (11,15-18); o lugar da mulher como companheira e não como escrava do homem (10,1-9); as obriga­ções para com os desamparados (...); a lei a serviço completo dos famintos e necessita­dos (2,23-26). (...) A entrega total a Deus exige de mim amar meu próximo como a mim mesmo (12, 28-34) (...). O Deus de Jesus não está a serviço dos deuses deste mundo, mas é uma exigência de igualdade e fraternidade para todos."

 

(PALLARES, José Cárdenas. Um pobre chamado Jesus. Releitura do evangelho de Marcos. São Paulo: Paulinas, 1988.)

 

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:

1. Jesus pregava a aceitação da sociedade ''tal como ela é" ou propunha também uma grande mudança na organização social?

 

2. De quem o autor está falando quando se refere aos "excluídos" e "marginalizados"?

 
 

3. O que o autor quis dizer quando falou que Jesus "se marginaliza"?

 

4. Qual era o ensinamento de Jesus a respeito da relação entre o homem e a mulher?

 
 

5. O que Jesus dizia a respeito das ligações da religião com os grandes interesses econô­micos?

 
 

6. Que tipo de leis Jesus dizia que deveriam ser feitas?
 
 
 
 
 
 
(Extraído de "Nova História Crítica" de Mário Schmidt)

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